Vaticano - Capela Sistina

Informações Gerais sobre o VaticanoIntrodução e HistóriaBasílica de São PedroA benção do PapaMuseus VaticanosCapela Sistina
Capela Sistina

Capela Sistina

Foto acima: Antoine Taveneaux. 

Licenza Creative Commons
Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 3.0 Unported.

 

     De todas as atrações dos museus vaticanos a mais esperada de todas é a Capela Sistina onde os cardeais se fecham em um conclave durante o processo de eleição de um novo papa. A Capela Sistina foi encomendada pelo papa Sisto IV no fim do século XV, daí a origem do nome, e sua construção foi inspirada no Templo de Salomão segundo o Antigo Testamento.

 

     Grandiosos artistas da época como Bernini, Rafael e Botticelli deixaram suas marcas mas foi Michelangelo que alcançou sua glória com o afresco "O  Juízo Final"  pintado nas paredes atrás do altar com um fundo azul intenso e a cena bíblica.

 

     Michelangelo também teve participação na elaboração do teto. Este feito foi mundialmente reconhecido como algo grandioso já que ele teve que pintar 800 m² em uma superfície abobadada a 20 metrosde altura.

 

     Após a conclusão dos trabalhos de Michelangelo ele foi muito criticado pela igreja por deixar nus os personagens de seus afrescos, atitude que não cai bem em um lugar sagrado, além de destruir dois afrescos de Perugini,  um artista renomado na época. Consequentemente, em 1564 a igreja contratou Daniele da Volterra, um discípulo de Michelangelo, para esconder as partes íntimas expostas nos afrescos. 

 

Como chegar: ao entrar nos Museus Vaticanos você pode seguir seu roteiro passando pelas diversas salas de exposições até um ponto que há uma indicação para você seguir até entrar na Capela Sistina.

     Há uma outra opção de rota mais curta até a Capela Sistina para os mais apressados.

 

Tour Virtual: entre neste link para conhecer a Capela Sistina em 360 graus sem sair de casa.

 

Vaticano 11

O Juízo Final. Foto: Jéssica Fratta.