Vaticano - Basílica de São Pedro

Informações Gerais sobre o VaticanoIntrodução e HistóriaBasílica de São PedroA benção do PapaMuseus VaticanosCapela Sistina
Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

     A principal sede da religião Cristã Católica Apostólica Romana é o maior de todos os templos católicos do mundo com 23 mil m² de área construída. Sua construção é imponente podendo ser vista de qualquer mirante de Roma. A fachada frontal tem 48 metros de altura e o comprimento é de 118 metros. Sua arquitetura barroca e renascentista remete ao século XVI e demorou 120 anos para ficar pronta. Muitos arquitetos, papas e artistas deram seus palpites nesta obra. O atual desenho foi desenvolvido em meados do século XVII durante o pontificado do Papa Inocêncio X.

 

     Após a crucificação de São Pedro em 69 d.C. seus seguidores construíram uma capela em sua homenagem. No século IV quando o Imperador Constantino oficializou a religião cristã no Império Romano a primeira Basílica de São Pedro foi construída e existiu durante 1.200 anos quando ela foi demolida dando lugar a forma atual.

 

O que ver: a maior das igrejas católicas tinha que ser espetacular por dentro. Não importa a sua religião, visitar a Basílica de São Pedro é obrigatório. Ao entrar na Basílica o altar brilha aos olhos ao fundo atrás do baldaquino, e o centro da nave principal recebe raios de sol que entram pelas janelas do alto da cúpula.  

 

Vaticano 06

Interior da Basílica de São Pedro. Foto: Ricardo Magnet.

 

     São muitas obras de arte que adornam o interior da basílica. Dentre as várias estátuas a que mais atrai os visitantes é a de São Pedro, sentado em seu trono no quarto pilar à direita. Michelangelo deixou sua assinatura na obra "La Pietà" logo na entrada à direita. Foi uma das suas primeiras obras primas.

 

Vaticano 07 

Estátua de São Pedro. Foto: Jéssica Fratta. 

 

Cúpula: é possível subir na parte externa da cúpula e ter uma linda vista interior do Vaticano e de Roma através de um elevador localizado logo à direita da entrada da basílica. O elevador leva até um determinado nível de onde deve-se subir uma escadaria íngreme de 320 degraus. Não recomendamos para quem não tem condições físicas. 

 

Vaticano 05

Cúpula vista do interior da Basílica. Foto: Fábio Ribeiro.

 

GRUTAS E TÚMULO DE SÃO PEDRO:  existem 2 passeios ao subsolo da basílica: o das grutas do Vaticano, onde papas e imperadores romanos estão enterrados, incluindo João Paulo II; e o segundo passeio que é pela "Cidade dos Mortos" (Scavi Tour) onde se encontra a tumba de São Pedro e outros papas. O passeio é acompanhado por um guia e leva 90 minutos.

 

Vaticano 08

Túmulo de João Paulo II. Foto: Batrace.