Roma Antiga - Fóruns Imperiais

Roma AntigaColiseuRuínas dos Fóruns ImperiaisArco de ConstantinoCirco MassimoTermas de Caracala
Ruínas dos Fóruns Imperiais

Fóruns Imperiais

     O Monte Palatino era uma das sete colinas que limitavam a Roma Antiga e foi palco da fundação de Roma pelos irmãos Rômulo e Remo em 753 a.C. Foi neste ponto um pouco mais elevado, localizado entre o Circo Mássimo e os Fóruns Romanos, que os imperadores e aristocratas romanos viviam e discutiam os assuntos da cidade e do império enquanto que o povo, limitado à entrada ao Palatino, somente tinha acesso à área ao lado onde atualmente se encontram as ruínas dos Fóruns Imperiais.

 

Foruns 06

Fóruns Imperiais. Foto: Rafael D'Angelo. 

 

     O termo latino fórum  define e organiza o uso social de um espaço geográfico como o centro político-administrativo, econômico e social de uma cidade, atualmente mais conhecido como o Centro de uma cidade. No caso romano acrescenta-se o fato de ser o local de residência dos imperadores.

 

     Com as invasões bárbaras, o crescimento da cidade e o fim do Império Romano esta região hoje se encontra em ruínas em meio à uma área verde. Elas nos impressionam pela sua grandiosidade mas são muito confusas e em alguns casos mal sinalizadas faltando informações no local. Recomendamos o aluguel de um audioguia ou a utilização de um bom guia impresso caso contrário o aproveitamento de sua visita será muito baixo ou em vão.

 

Foruns 07

Templo de Vênus. Foto: Rafael D'Angelo.

 

ROTEIRO: sugerimos que você inicie sua visita pelo Coliseu e em seguida siga pela Via di San Gregório por quase 300 metros até a entrada do Palatino. A partir deste ponto siga o roteiro básico feito pela maioria dos visitantes começando pelo Palácio Imperial de Domiciano e seu estádio. Em seguida o roteiro passa pela Domus Augustana e a Domus Flavia, locais de residência dos imperadores romanos. Não deixe de ir ao mirante que apresenta uma bela vista do lado oeste da cidade. É possível avistar a cúpula da Basílica de São Pedro no horizonte. Ali bem próximo do Arco de Tito fica a saída do Palatino e isso significa que você está entrando nas ruínas dos Fóruns Imperiais.

 

     A partir deste ponto obrigatoriamente você deve seguir pela Via Sacra, a principal rua dos Fóruns Imperiais. Marque como direção obrigatória o sentido contrário ao Coliseu, que estará nas suas costas e vá de encontro ao Campidoglio onde se encontra o Monumento à Vittorio Emanuelle II, ponto final do circuito.

 

Foruns 05 

Mercado de Trajano. Foto: Rafael D'Angelo. 

 

     Mas antes de prosseguir conheça o Templo de Vênus. Dalí, siga pela Basílica de Constantino, o Templo de Antonino e Faustina, o Templo de Júlio César, o Templo de Vesta, o Arco de Sétimo Severo, o Templo de Saturno e enfim chega-se à escadaria que dá acesso ao Monumento a Vittorio Emanuele II. As ruínas continuam do outro lado da Via de Fori Imperiali (rua dos Fóruns Imperiais) com os Fóruns de Trajano e de Augusto. 

 

 

Foruns 03

Templo de Antonino e Faustina. Foto: Fábio Ribeiro.