Pontos Turísticos - Piazza Navona

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
Piazza Navona

Piazza Navona

Foto acima: Myrabella.

Licenza Creative Commons
Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 3.0 Unported.

 

     É a mais bela de todas as praças de Roma. Quem caminha por ela nunca perceberia que neste mesmo espaço, há dois mil anos atrás, funcionava o Estádio de Domiciano com capacidade para 20 mil pessoas. Após o fim do Império Romano este lugar permaneceu sem função até que no século XV o principal mercado de Roma foi transferido para este lugar e então surgiu a praça. Os únicos vestígios do Estádio de Domiciano são o formato da praça e uma ruína localizada abaixo dos edifícios na extremidade norte. 

 

     O que chama atenção neste charmoso lugar são suas três fontes e seus palácios barrocos. O maior deles, o Palazzo Pamphilj, é a sede da Embaixada Brasileira da Itália desde 1920. Quanto às fontes, a Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro se localizam nas extremidades da praça. Entre elas, no centro da praça, está a maior e mais bela: a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos 4 Rios) esculpida por Bernini e representa os rios Nilo, Ganges, Danúbio e da Prata. A escultura humana que representa o rio Nilo está com o rosto virado desdenhando a igreja de Sant'Agnese in Agone, situada em frente e projetada por Borromini, arquirrival de Bernini.

 

Piazza _navona 02

Fontana dei Quattro Fiumi. Foto: Rafael D'Angelo.