Pontos Turísticos - Panteão

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
Panteão (Pantheon)

Panteão

Foto acima: Roberta Dragan. 

Licenza Creative Commons
Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 2.5 Generico.

 

     Localizado no Centro Histórico o Panteão foi construído em 27 a.C. com a finalidade de ser um templo de adoração aos Deuses Romanos. No século VII, trezentos anos após o advento do cristianismo, o Panteão passou a ser um templo cristão e recebeu o nome de Igreja de Santa Maria de Todos os Santos, nome que permanece nos dias de hoje mas ninguém o menciona. 

 

     Durante a Idade Média o Panteão de Roma passou a ser utilizado como mausoléu de pessoas importantes. Ao adentrar o visitante poderá presenciar o túmulo de dois reis da Itália (Vittorio Emanuele II e Humberto I e sua esposa Margarida I), os pintores Rafael e Annibale Carracci e o arquiteto Baldassare Peruzzi.

 

     O ponto forte desta visita é a lindíssima cúpula redonda e abobadada com seus 43 metros de diâmetro de base e 43 metros de altura da base até o óculo, um orifício que permite a entrada da luz solar e faz um efeito exotérico no lugar. 

 

Onde:  Piazza della Rotonda, no Centro Histórico. 

Horário:  de segunda à sabado das 08:30 às 19:30; aos domingos das 09 às 18:00; feriados das 09 às 13:00. Fecha dias 01/01, 01/05 e 25/12.

$:  entrada gratuita

Tempo de visita:  30 minutos.

 

Panteao 02

Cúpula do Panteão. Foto: Elexina D'Angelo.