Pontos Turísticos - Monumento ao Rei Vittório Emanuele II

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
Monumento ao Rei Vittorio Emanuele II

Monumento ao Rei Vittório Emanuele II

     Também conhecido como Altar da Pátria este monumento foi erguido em 1885 em homenagem a Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada, que está representado em cima de seu cavalo na estátua em frente do monumento que se encontra na Piazza Venezia.

 

     Sua grandiosidade e opulente fachada de 140 metros de comprimento e 70 metros de altura coberta de mármore branco com colunas corintias não é aprovada pelos romanos que o detestam. Por outro lado ele é altamente aprovado pelos turistas, principalmente à noite quando está todo iluminado. É um dos monumentos mais vistosos de Roma e sua localização estratégica entre Roma Antiga e o Centro Histórico passou a ser o melhor ponto de referência da cidade. 

 

     No roteiro que sugerimos, após visitar as ruínas dos Fóruns Imperiais existe uma escadaria que dá acesso a entrada deste monumento onde se encontra um pequeno museu da Unificação Italiana. O melho deste atrativo no entando é a subida ao topo através de dois elevadores panorâmicos localizados um em cada lateral próxima às colunas coríntias de onde se tem uma vista fabulosa da cidade. 

 

Onde:  Piazza Venezia. A estação de metrô mais próxima é a Colosseo, a 900 metros. Muitos ônibus passam pela Piazza Venezia. 

Horário: a parte interna do monumento funciona durante o verão das 09:30 às 17:00 e durante o inverno das 09:30 às 16:00. Os elevadores panorâmicos fecham 1 hora e 45 minutos depois do monumento. 

$:  entrada gratuita ao monumento. Subida ao topo em elevador panorâmico custa 7 euros. 

Tempo de visita: aproximadamente 1 hora

 

Vittorio 01

Monumento iluminado à noite. Foto: Rafael D'Angelo.