Pontos Turísticos - La Boca della Verità

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
La Bocca della Verità

La Boca della Verità

     A Bocca della Verità (Boca da Verdade) se encontra no pórtico de entrada da igreja de Santa Maria in Cosmedin. Sabe-se que ela foi esculpida no século I mas ninguém ainda provou a sua verdadeira função. Acredita-se que ela fosse uma fonte ou a tampa de algum orifício. 

 

     Diz a lenda que a boca cortava a mão de pessoas mentirosas, por isso ela tem o nome de Boca da Verdade. Hoje é possível colocar a mão na boca da face esculpida depois de enfrentar uma fila de no mínimo 15 minutos. É uma das obras de arte mais fotografadas de Roma, mas também é a mais decepcionante.

 

     É desanimador pegar a fila e tirar uma foto ali. Se não estiver no seu roteiro ou se não der tempo não perca seu tempo. Infelizmente muitas pessoas vão ao local para conhecer a obra de arte e não conhecem lindo interior da igreja, construída no século VIII, uma das mais lindas de Roma. 

 

     Em frente à igreja de Santa Maria in Cosmedin se encontram os templos de Vesta e Portuno.

 

Onde:  Piazza della Bocca della Verità, atrás do Circo Massimo, próximo a Ponte Palatino e a Isola Tiberina, a 750 metros da estação Circo Massimo da linha B azul do metrô.