Pontos Turísticos - Gianícolo

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
Gianícolo

Gianícolo

     
     Entre o Vaticano e o Trastevere se encontra a colina do Gianicolo (Janícolo), uma das mais altas de Roma, onde se encontra o monumento à Giuseppe Garibaldi, revolucionário que participou da unificação italiana, da revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul e de outros conflitos no Uruguai e na Argentina. Em seu monumento está sepultada Anita Garibaldi, sua esposa e também revolucionária, nascida no Brasil. 

 

     A vista de Roma a partir deste mirante é linda. É possível avistar todo o Centro Histórico, o Monumento ao Rei Vittorio Emanuele II, o Trastevere e cúpulas de inúmeras igrejas. A 400 metros dali se encontra o Faro del Gianicolo (Farol do Janícolo), presente dado aos romanos pelos italianos da Argentina. A vista é praticamente a mesma do Gianicolo.

 

Onde:  Piazza del Gianicolo. Acesso de carro pela Ponte Vittorio Emanuelle, próxima ao Vaticano e pelo bairro do Trastevere. 

Ônibus:  da estação Plebiscito, próximo a Piazza Venezia existem 4 ônibus que levam ao Gianicolo. São eles: o 46, o 64, o 571 e o 916.

 

Gianicolo 02

Monumento à Garibaldi. Foto: MarkusMark.