Pontos Turísticos - Basílica San Giovanni in Laterano

VaticanoRoma AntigaMonumento ao Rei Vittorio Emanuele IIPanteão (Pantheon)Fontana di TreviPiazza di SpagnaPiazza NavonaPiazza Campo di FioriPiazza FarneseCastel Sant'AngeloPasseio de barco no Rio Tevere (Battelli di Roma)GianícoloBasílica de Santa Maria MaggioreBasílica de San Giovanni in LateranoIgreja de Santa Maria Sopra MinervaPiazza Santa Maria del PopoloIgreja Santa Maria del PopoloBasílica de Santa Maria in TrastevereLa Bocca della VeritàCity Tour
Basílica de San Giovanni in Laterano

Basílica San Giovanni in Laterano

Foto acima: Maros M r a z. 

Licenza Creative Commons
Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 3.0 Unported.

 

     ABasílica de São João em Latrão, em português, é a mais importante das igrejas de Roma e uma das mais belas de todas. Foi erguida pelo Imperador Constantino no século IV e sua importância se deve por ser a primeira igreja cristã de Roma. Durante mais de mil anos foi sede do papado até a construção da Basílica de São Pedro. 

 

     Apesar de não se localizar no Vaticano ela ainda é administrada pela Santa Sé e abriga o Trono Papal sendo considerada a Catedral de Roma, portanto mais importante que a Basílica de São Pedro e todas as outras igrejas católicas do mundo. Vem daí seu apelido "Mãe de Todas as Igrejas". 

 

     Em seu interior chamam atenção 15 grandes estátuas que representam Jesus Cristo, São João Batista, São João Evangelista e os 12 apóstolos. No piso e na abside principal lindos mosaicos adornam a basílica.

 

Onde:  fica a mil metros do Coliseu pela Via di San Giovanni in Laterano. A estação de metrô San Giovanni da linha B Azul se encontra a 300 metros da basílica.

 

Sangiovanni _01

Abside da Basílica. Foto: Tango7174. 

Licenza Creative Commons
Quest'opera è distribuita con Licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 2.5 Generico.