Gastronomia - Massas

IntroduçãoPedidos em RestaurantesMassasSorvetes (Gelato)Bebidas
Massas

Massas

     As massas italianas (pasta) são famosas no mundo todo. Realmente elas são deliciosas e os italianos são mestres nessa arte gastronômica mas nós brasileiros alcançamos o mesmo nível. Você pode experimentar uma massa deliciosa, de fato, mas perceberá que já teve experiência igual em algum bom restaurante no Brasil, principalmente em São Paulo.

 

     O grande diferencial na Itália é a grande variedade de formatos de massas assim como suas espessuras e as mais diferentes receitas de molhos. Cada região do país tem dezenas de diferentes tipos de molho que nós desconhecemos. 

 

     Lembrem-se, MASSA em italiano é PASTA e evite cortar o spaghetti com a faca. Procure enrola-lo no garfo com ajuda de uma colher como manda a tradição. Os italianos ficam indignados se o prato não for apreciado de forma correta. Não estanhe se algum italiano olhar feito indignado se você não fizer da maneira correta. 

 

PIZZAS:  na Itália as pizzas servidas em restaurantes são individuais e tem o tamanho de um prato, aproximadamente. São poucas as pizzarias que oferecem a pizza tamanho família, a qual estamos acostumados no Brasil. Outra grande diferença é que a massa pode ser mais fina com pouco recheio. Os italianos apreciam mais as massas do que os recheios, fato que provoca decepção aos brasileiros. Mas há excessões, existem algumas boas pizzarias em Roma. 

 

     Nas lanchonetes e padarias as pizzas são vendidas em metro e você pode escolher sabores tradicionais ou diferentes. Vale a experiência, enquanto que as redes de fast food servem fatias em meio a um combo com refrigerante e batatas no mais tradicional estilo  fast food.  Evite-as.

 

Pizza 01

 Foto: Elexina D'Angelo.