Noruega - Oslo

IntroduçãoComo ChegarComo CircularPalácio RealNobel Peace CenterParlamentoTeatro NacionalVigeland Sculpture ParkNorsk Folkemuseum (Museu do Povo Nórdico)Vikingship Museum (Museu do Barco Viking)Ice Bar (Bar de Gelo)Sugestão de RoteiroSugestão de Roteiro
Introdução

Introdução

      Oslo, a capital da Noruega não costuma ser o destino principal de um viajante que quer conhecer o país mas é impossível estar na Noruega e não conhecer Oslo. Primeiro por que é o portão de entrada e saída principal do país e em segundo porque Oslo é um centro cultural intenso além de ser uma cidade muito agradável de se visitar.

 

      Vale a pena ficar na cidade por 2 ou 3 noites dependendo do grau de interesse do viajante. Suas dezenas de museus e galerias de arte são um prato cheio para os mais cultos. Oslo poderia estar na lista das cidades com maior número de museus por habitante, se já não for a primeira da lista.

 

      Não parece que Oslo tenha 1 milhão e 400 mil habitantes na sua região metropolitana já que a cidade tem pouco trânsito e tudo é muito tranquilo, nem parece a capital de um país.  O fato é que muitos habitantes preferem a calmaria dos arredores da cidade para morar e o sistema de transporte público é mais do que eficiente. Além disso, Oslo é classificada como a capital com custo de vida mais caro do planeta. Mas tem emprego, segurança, saúde e educação para todos além de uma qualidade de vida inigualável que talvez valha o preço.

 

      Para começar a viagem em Oslo visite o site oficial de turismo da cidade  www.visitoslo.com/en/  onde é possível encontrar tudo desde atrativos, agenda de shows, galerias de arte, museus, restaurantes e lojas para comprar os mais variados objetos de decoração ou utensílios de interiores desenvolvidos pelos mais renomados decoradores. Enfim, o site é muito completo, sendo uma ferramenta essencial para planejar bem uma visita à cidade. 

 

      Oslo mantém um ponto de informações turísticas a uma quadra da prefeitura (City Hall) onde é possível agendar ou comprar ingressos, passes, alugar carro, reservar hotéis, alguar bicleta, entre tantos outros serviços. Há um posto de Informações Turísticas no cais do porto para atender os visitantes que chegam em cruzeiros. Esta unidade só fica aberta durante a temporada de cruzeiros.

 

      De tantas atrações existentes na cidade listamos aquelas obrigatórias que não poderiam ficar de fora da agenda de qualquer visitante. Ao final da lista deixamos uma sugestão de roteiro. 

 

Como Chegar

Como Chegar

     A maioria das companhias aéreas européias que voa para o Brasil opera em Oslo porém não existem vôos diretos sendo sempre necessário fazer pelo menos uma onexão. 

     A TAP, a Air France, a KLM, a Lufthansa, a Swiss e a British Airways operam vôos entre o Brasil e Oslo com conexões em Lisboa, Paris, Amsterdã, Frankfurt, Zurique ou Londres respectivamente. 

     Já a Norwegian e a Scandinavian operam vôos domésticos entre Oslo e as principais cidades da Noruega e de todo o norte da Europa. 

     De trem, a empresa NSB opera linhas para as principais cidades no sul e no norte do país. A mais procurada por turistas é a Bergen Railway que liga Oslo a Bergen, a segunda cidade mais populosa do país. 

     Outra forma de acessar Oslo são os muitos cruzeiros de lazer que atracam no porto da cidade trazendo turistas de um dia. 

 

     O Aeroporto Internacional de Gardemoen está a 47 km do Centro da cidade. Existe uma linha de trem chamada Flytoget Airport Express Train que interliga estes dois pontos da cidade. A empresa regional NSB também oferece o mesmo serviço. Ao todo a viagem demora 19 minutos. A estação Oslo Central Station recebe o trem vindo do aeroporto assim como trens que chegam e partem para outras partes do país.

Como Circular

Como Circular

     Oslo é uma cidade relativamente pequena e muitas atrações se encontram no Centro com fácil acesso a pé. Outras atrações um pouco mais afastadas como o Vigeland Park e os Norsk Folkemuseum podem ser acessados de tram, ônibus ou ferry boad.

     Oslo tem linhas de metrô que ligam o Centro com os bairros mais afastados porém pouco se utiliza metrô por lá. As linhas de tram, um tipo de bonde mais moderno, seguem pela superfície e são muito bem constituídas por várias paradas ao longo de seus cursos. As ruas da cidade também são um convite para os passeios a pé.

     Os ferry-boats ligam o Centro da cidade com o bairro de BygdØy e o trecho é percorrido em 10 minutos.

Palácio Real

Palácio Real

     A 800 metros da prefeitura (City Hall) está o Palácio Real Norueguês onde atualmente habita a família real norueguesa. O palácio foi construído na 1ª. metade do século XIX em estilo neoclássico por ordem do então Rei Karl Johans cuja estátua se encontra em frente ao palácio.


     O palácio fica aberto ao público durante o verão somente e as visitas guiadas, que duram aproximadamente 1 hora, devem ser marcadas com antecedência no sitebillettservice.no.Existem visitas guiadas em inglês e norueguês. Em inglês acontecem apenas às segundas, quartas e aos sábados em horários já determinados. A troca da guarda pode ser vista todos os dias às 13:30.

 

Onde:  ao final da Karl Johans Gate, no Slottsparken. Dá para chegar a pé. São 800 metros da prefeitura (City Hall).

Site:  www.billettservice.no

Nobel Peace Center

Nobel Peace Center

O único Prêmio Nobel que não é entregue em Estocolmo, na Suécia, é o Prêmio Nobel da Paz. Oslo é a cidade e sua prefeitura é o local onde ocorre a premiação, todos os dias 10 de dezembro.

Próximo à Prefeitura de Oslo, há um pequeno centro cultural conhecido como Nobel Peace Center, com um centro cultural e uma exposição permanente sobre os vencedores deste prêmio e seus trabalhos. 

Existem visitas guiadas. 

 

Onde:  fica na Radhusplassen, a oeste da prefeitura (City Hall).

Horários:  de terça à domingo das 10 às 18h.

Site:  www.nobelpeacecenter.org/en/

Parlamento

Parlamento

Foto acima: Alexander Ottesen (www.flickr.com/photos/alexao/3529046747). 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica.

 

Onde: Karl Johans gate 22, a 350 metros da Prefeitura. 
Visitas Outono 2014: todos os sábados até dia 13/12, às 10h e às 13h.
Duração: 45 minutos
Reservas: não há reservas antecipadas. Chegue 15 minutos antes.
Site: www.stortinget.no/en/In-English/About-the-Storting/Guided-Tours-of-the-Parlament-Building/

 

Saiba mais: foi construído em 1866 para sediar o parlamento norueguês. Sua arquitetura eclética tem como base tijolos amarelados e granito cinza. 

Se não for possível fazer a visita guiada, vale dar uma passada para tirar fotos.

Teatro Nacional

Teatro Nacional

Foto acima: Cnyborg. Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Vigeland Sculpture Park

Vigeland Sculpture Park

     Oslo é uma cidade que nos convida a passear em suas ruas arborizadas um pouco mais afastadas do Centro. Melhor ainda se for em direção ao Vigeland Sculpture Park, o maior da cidade, a 3km do Centro. O Vigeland Sculpture Park tem320 metrosquadradosde área verde ornamentados com 212 esculturas humanas em bronze e granito que nos guiam até o centro do parque onde se encontra o obelisco.

     O nome do parque é uma homenagem ao escultor norueguês Gustav Vigeland, o autor das esculturas. No parque também se encontra o Oslo City Museum, algumas piscinas e um campo de futebol. Durante a semana é comum ver turmas escolares com seus professores passeando pelo parque.

 

Onde:  a entrada principal do parque está na avenida Kirkevelen. O modo mais fácil de chegar é pegar o Tram número 12 e descer na estação Vigelandsparken.

Horário:  fica aberto 24 horas todos os dias do ano.

Norsk Folkemuseum (Museu do Povo Nórdico)

Norsk Folkemuseum (Museu do Povo Nórdico)

Esta é uma das mais interessantes atrações da cidade. O Norsk Folkenmuseum é um dos maiores museus a céu aberto da Europa. Na verdade ele é o cenário de uma vila  onde foram recriadas 155 casas históricas tradicionais de todas as partes do país. Em cada uma podemos encontrar móveis, roupas e utensílios utilizados pelos antigos habitantes do país. Uma das principais atrações é uma igreja com mais de 800 anos.  

 

No verão o museu oferece passeios de charrete, à cavalo e visitas guiadas além de outras atividades.

 

Onde:  Museumsveien10. Amelhor maneirar de se chegar é de balsa (número 91) em frente à prefeitura (City Hall) até a estação Dronningen. São 10 minutos de balsa e tem uma a cada 20 minutos.

$:  Adultos pagam 110 coroas norueguesas (R$ 38,00). Há descontos para crianças, estudantes e mais velhos.

Horário:  no inverno os horários são reduzidos enquanto que no verão são estendidos. Veja no site oficial o melhor horário.

Site:  www.norskfolkemuseum.no

Vikingship Museum (Museu do Barco Viking)

Vikingship Museum (Museu do Barco Viking)

O Viking Ship Museum é uma daquelas atrações com a cara do lugar que se está visitando. Os Vikings foram grandes navegadores e lutadores e povoaram extremo norte da Europa, e deram origem aos povos nórdicos.

Este museu não é grande e faz parte do complexo de museus da história e cultura do país e é administrado pela Universidade de Oslo. Uma visita por lá não demora mais que 45 minutos. São poucos barcos sendo expostos além de alguns objetos e até uma carroça usados pelos vikings. O

O grande protagonista do museu é o Barco de Oseberg. Ele foi encontrado em uma sepultura em uma vila chamada Oseberg, no início do século passado, junto com os artefatos expostos no museu além de 2 esqueletos femininos e uma carroça. Foi fabricado com madeira de carvalho e acredita-se que ele tenha sido contruído no século IX. Ele tem22 metros de comprimento e 5 de largura. O que chama muita atenção são as elevações nas duas extremidades e a lateral baixa.

Aproveite para conjugar esta visita ao Norsk Folkemuseum. 

 

Onde:  fica na avenida Huk, 35, próximo do Norsk Folkemuseum fazendo parte do mesmo complexo de Museus da História e Cultura da Noruega. A melhor maneirar de se chegar é de balsa (número 91) em frente à prefeitura (City Hall) até a estação Dronningen. São 10 minutos de balsa e tem uma a cada 20 minutos. Ao chegar na estação Dronningen siga reto por700 metrospela avenida Huk até a entrada do museu.

$:  adultos pagam 60 coroas norueguesas (R$ 20,00). Há descontos para crianças, estudantes e mais velhos.

Horário:  o museu abre todos os dias da semana mas os horários podem variar de acordo com a sazonalidade. Entre maio e setembro o museu abre das 09 às 18h.

 

Pturisticos 12

Foto: Arnejohs.

Ice Bar (Bar de Gelo)

Ice Bar (Bar de Gelo)

     É verdade que a rede de bares Ice Bar está presente em quase todo o planeta. Não é necessário ir até o pólo norte para conhecer um bar feito de gelo. Mas não tem como não visitar a unidade de Oslo. Quase tudo que envolve o clima norueguês tem a ver com gelo. Então porque não ir se aclimatando para enfrentar o frio intenso do interior do país neste bar?

     O bar de gelo é realmente um lugar exótico. É como se estivéssemos dentro de uma câmara frigorífica porém ao invés de congelados o que se vê são garçons servindo bebidas a seus visitantes. Os utensílios, balcões, mesas e cadeiras também são feitos de gelo. A sensação só não é 100% real pois é obrigatório vestir um roupão especial que ajuda a manter a temperatura do corpo e nos isola do contato direto com o gelo ao sentar-se em uma cadeira.

     Nem tudo é de gelo, os pisos, o teto, o banheiro, entre outros lugares são feitos de material sólido. Também não pode entrar e sair a hora que quiser. Os horários podem ser agendados com antecedência pelo site oficial ou você pode chegar na hora e entrar caso tenha vaga. A visita é guiada e dura aproximadamente 1 hora.

     Se a reserva for feita pelo site o valor é de 135 coroas norueguesas (R$ 45,00). Na hora o ingresso custa 160 coroas norueguesas (R$ 55,00).


Onde: rua Kristian IV's Gate,12, a 3 quadras da prefeitura (City Hall).


Horários: de segunda a sábado. Veja os horários no site oficial.


Site: www.icebar.no/en/

Sugestão de Roteiro

Sugestão de Roteiro

DIA 1: o primeiro dia é o da chegada, então vamos considerar um roteiro à partir do período da tarde. Inicie sua visita com uma caminhada pelo Centro para reconhecimento de área. Saia em direção à Prefeitura (City Hall) e já visualize o pier em frente de onde partem os barcos da Batservice que oferecem passeios em Oslo e as ferries-boat que atravessam a baía. 

 

Dê uma volta pelo pier e visite o Nobel Peace Center. Ele se encontra bem próximo à prefeitura. Ao sair do Nobel Peace Center siga pela Olavs Gate até a praça Spikersuppa onde se encontram dois dos mais belos edifícios de Oslo: o Teatro Nacional e a Universidade de Oslo (Universitetet). Cruze toda a praça em direção ao Parlamento, mais uma parada para fotos. Finalize o passeio pela Opera House que se localiza em frente à Estação Central de Oslo. Se possível entre e admire o design interior desta obra mais do que moderna.

 

DIA 2: para o segundo dia, recomendamos que você já tenha reservado uma visita ao Palácio Real e ao Barce Gelo.

Pela manhã, faça um tour de 3 horas de barco com a Batservice, pela manhã. Após o almoço siga a pé para o Palácio Real e faça a visita agendada antecipadamente. Após o Palácio Real pegue o Tram ou siga a pé por 1.500 metros até o Vigeland Sculpture Park passando pelas pitorescas ruas do bairro de Uranienborg. No Vigeland Park admire as esculturas humanas de Gustav Vigeland, o Monolito, o Vigeland Museum e o Oslo City Museum. À noite, conheça o Bar de Gelo.

 

DIA3: o terceiro e último dia completo em Oslo será corrido. Acorde cedo e pegue o ferry-boat número 91 em frente à prefeitura. Serão 10 minutos de viagem até a estação Dronningen, do outro lado da baía. Caminhe por mais 700 metros até o Viking Ship Museum e conheça o lindo Barco de Oseberg. A visita pode demorar até 1 hora. Logo após siga até a entrada principal do complexo do Museu de História e Cultura da Noruega e conheça o Norsk Folkemuseum. Será necessário a manhã toda, e talvez o início da tarde, para conhecer estas duas atrações.

 

Depois do almoço volte ao Centro e visite a Fortaleza de Akershus situada a 500 metros da prefeitura. No restante do dia aproveite para fazer alguma atração anteriormente sugerida mas que não deu tempo de fazer.

 

DIA 4: partida para o próximo destino.

Sugestão de Roteiro

Sugestão de Roteiro

DIA 1: o primeiro dia é o da chegada, então vamos considerar um roteiro à partir do período da tarde. Inicie sua visita com uma caminhada pelo Centro para reconhecimento de área. Saia em direção à Prefeitura (City Hall) e já visualize o pier em frente de onde partem os barcos da Batservice que oferecem passeios em Oslo e as ferries-boat que atravessam a baía. 

 

Dê uma volta pelo pier e visite o Nobel Peace Center. Ele se encontra bem próximo à prefeitura. Ao sair do Nobel Peace Center siga pela Olavs Gate até a praça Spikersuppa onde se encontram dois dos mais belos edifícios de Oslo: o Teatro Nacional e a Universidade de Oslo (Universitetet). Cruze toda a praça em direção ao Parlamento, mais uma parada para fotos. Finalize o passeio pela Opera House que se localiza em frente à Estação Central de Oslo. Se possível entre e admire o design interior desta obra mais do que moderna.

 

DIA 2: para o segundo dia, recomendamos que você já tenha reservado uma visita ao Palácio Real e ao Barce Gelo.

Pela manhã, faça um tour de 3 horas de barco com a Batservice, pela manhã. Após o almoço siga a pé para o Palácio Real e faça a visita agendada antecipadamente. Após o Palácio Real pegue o Tram ou siga a pé por 1.500 metros até o Vigeland Sculpture Park passando pelas pitorescas ruas do bairro de Uranienborg. No Vigeland Park admire as esculturas humanas de Gustav Vigeland, o Monolito, o Vigeland Museum e o Oslo City Museum. À noite, conheça o Bar de Gelo.

 

DIA3: o terceiro e último dia completo em Oslo será corrido. Acorde cedo e pegue o ferry-boat número 91 em frente à prefeitura. Serão 10 minutos de viagem até a estação Dronningen, do outro lado da baía. Caminhe por mais 700 metros até o Viking Ship Museum e conheça o lindo Barco de Oseberg. A visita pode demorar até 1 hora. Logo após siga até a entrada principal do complexo do Museu de História e Cultura da Noruega e conheça o Norsk Folkemuseum. Será necessário a manhã toda, e talvez o início da tarde, para conhecer estas duas atrações.

 

Depois do almoço volte ao Centro e visite a Fortaleza de Akershus situada a 500 metros da prefeitura. No restante do dia aproveite para fazer alguma atração anteriormente sugerida mas que não deu tempo de fazer.

 

DIA 4: partida para o próximo destino.