Sugestão de Roteiro


Para você conhecer bem a cidade, com agenda lotada mas sem tanta correria, sugerimos que você reserve 6 dias e 5 noites na cidade. Sabemos que não dará para conhecer tudo, mas pelo menos você sairá de Barcelona muito satisfeito.

 

Para entender a cidade, podemos dividi-la em 3 regiões:

 

1) BAIRRO GÓTICO, CIDADE VELHA, LAS RAMBLAS E O ANTIGO PORTO: onde se encontram muitas atrações como a Catedral de Barcelona, a Basílica de Santa Maria del Mar, a Praça Real, as ruínas romanas, o Mercado da Boquería, o Teatro do Liceu, o Palácio da Música Catalã, o Monumento à Colombo, o Aquário e o Antigo Porto (Port Vell). 

 

2) GRÁCIA E EIXAMPLE: são dois bairros onde se encontram algumas atrações importantíssimas como o Templo Expiatório da Sagrada Família, a Casa Milá (La Pedrera), a Casa Batlló e o Parque Guell.

 

3) MONTJUIC: é a colina onde se encontram o Palácio Nacional, a Fonte Mágica, a Praça de Espanha, o Estádio Olímpico, o Castelo de Montjuic e o Poble Espanhol.

 

DIA 1 - CHEGADA EM BARCELONA

Deixamos este dia livre pois dependendo de onde você estiver vindo, você pode chegar pela manhã, à tarde ou à noite. Se você chegar cedo ainda poderá aproveitar a cidade à tarde e á noite. Então sugiro um passeio pelo ônibus turístico (Bus Turistic), que parte da Praça Catalunha. Assim você poderá mapear a cidade em sua mente, o que facilitará sua visita pela cidade. 

 

DIA 2 - SAGRADA FAMÍLIA, CASA MILÁ, CASA BATLLÓ, PRAÇA CATALUNHA, LAS RAMBLAS, ANTIGO PORTO (PORT VELL)

 

O primeiro dia será uma overdose do Modernismo de Gaudí. Logo pela manhã sugiro conhecer o Templo Expiatório da Sagrada Família. Compre o bilhete online e não perca tempo na fila. Ela abre às 9h e vocês podem visitá-la, além de subir em uma das torres. São 2 horas de visita aproximadamente.

 

De lá, siga em direção à Casa Milá, a pé ou de metrô, localizada na Passeig de Grácia. Desça esta mesma avenida em direção à Praça Catalunha, e no meio do caminho conheça a Casa Batlló. Continue descendo até a Praça Catalunha, onde você deverá acessar as Ramblas. 

 

Pelas Ramblas, é uma linha reta entre a Praça Catalunha e o Monumento à Colombo. Porém, entre à primeira esquerda na Carrer de la Canuda, a um quarteirão das Ramblas, e conheça a Via Sepulcral Romana, onde se encontra um pequeníssimo cemitério romano. Volte para as Ramblas e continue descendo sentido o Antigo Porto (Port Vell).

 

No final das Ramblas, você chegará no Monumento à Colombo, onde se encontra um mirante. Suba de elevador até a base do monumento e termine seu dia com uma espetacular vista da cidade no final da tarde. O monumento se encontra no Antigo Porto (Port Vell) e é a melhor região para um happy hour.  O aquário também se encontra no Antigo Porto e fecha às 21 horas. Se você tiver pique, vá.

 

Este roteiro por completo tem 4.500 metros. 

 

DIA 3 - CIDADE VELHA, BAIRRO GÓTICO, CATEDRAL DE BARCELONA, BASÍLICA DE SANTA MARIA DEL MAR, GRANDE TEATRO DO LICEU, PALAU DE LA MÚSICA CATALANA

 

Reserve o seu dia para conhecer o Bairro Gótico. Das atrações deste dia, a única que precisa reservar com antecedência é o Teatro do Liceu, com visitas guiadas entre às 10h e 13h. O nosso roteiro inclui uma visita à este belíssimo teatro. Leve em consideração o horário agendado por você. Mas caso não consiga adquirir o ingresso, deixe ele de lado.

 

Inicie o dia com a visita guiada completa agendada no Teatro do Liceu, às 10 horas. São 1 hora e 20 minutos de visita. Após o teatro siga 300 metros em direção ao Mercado da Boquería. Já estará perto do meio-dia, sugiro almoçar no mercado.

 

Após o almoço no Mercado da Boquería, suba as Ramblas e entre à direita na Carrer de Sant'Ana. Siga por ela, até o fim, atravesse a Via Laietanal e acesse a Carrer Comtal, até chegar ao Palácio da Música Catalã. O último horário de visita ocorre às 15:30.

 

Contiinuando, após o Palácio da Música Catalã, desça a Via Laietana até a Praça d'Antoni Maura e entre à esquerda na Av. de la Catedral. Conheça a Catedral de Barcelona, com seu estilo gótico, uma das mais belas da Europa. Siga pela rua lateral da catedral e acesse a apertada Carrer del Paradis, onde se encontram as ruínas romanas do Templo de Augusto.

 

Seguindo pela mesma rua, você cairá na Praça de S. Jaume, onde se encontra o Palácio de la Generalitat, fundado no século XV para abrigar o governo da Catalunha.

 

Desta mesma praça, siga pela Carrer de Jaume I. Um quarteirão antes de chegar na Via Laietana olhe à direita e você verá partes da antiga muralha romana que delimitava a Cidade Velha. Ao chegar na Via Laietana acesse a Carrer de l'Argenteria, até a Basílica de Santa Maria del Mar.

 

O passeio está chegando ao fim. Da Basílica de Santa Maria del Mar siga até a Praça Real, próxima ao Teatro do Liceu, e você fechará o circuito com chave de ouro. Para isto, tenho duas sugestões. A primeira para quem estiver cansado é pegar o metrô na estação Jaume I até a estação Liceu. A segunda é seguir a pé pela de volta pelo mesmo caminho: Carrer de l'Argenteria, Carrer de S. Jaume I e Carrer de Ferran. 

 

A Praça Real é ideal para finalizar o dia em um happy hour, no início da noite, quando ela começa a ficar repleta de gente querendo tomar uma cerveja gelada ou petiscar em um bar de tapas. 

 

Este roteiro por completo tem 3.000 metros.  

 

DIA 4 - ESTÁDIO CAMP NOU, PARQUE GUELL E TIBIDABO

 

As três principais atrações deste dia não se encontram em uma mesma rota, exceto se você pegar o Bus Turistic linha Azul que se inicia na Praça Catalunha e passa por estes 3 pontos de interesse na seguinte orde: Parque Guell, Tibidabo e Camp Nou. Adquirindo o bilhete Hop-on-hop-off você pode descer nestas paradas, conhecer as atrações, e voltar para o ônibus. 

 

Caso queira ficar livre para fazer o seu roteiro, guarde dinheiro para um táxi. Eu iniciaira o passeio no Estádio Camp Nou, adquirirndo o bilhete online no site oficial, marcando o primeiro horário, às 09:30 ou às 10h. As estações de metrô que atendem o estádio se encontram em um raio de 500 a mil metros.

 

De lá siga de táxi até a base do funicular do Tibidabo. São 15 minutos de viagem. Lá de cima você tem a mais bela vista da cidade. Aproveite e almoce por lá. Se você for em um dia que as atrações do parque de diversões estejam abertas, aproveite e se divirta um pouco. Caso contrário, desça a colina de funicular e siga de táxi até o Parque Guell, ou se gosta de caminhadas, são 40 minutos por 2.500 metros de ruas fazendo um zigue-zague pelas ruas da zona norte da cidade.

 

DIA 5 - PRAÇA DE ESPANHA, PALÁCIO NACIONAL, ESTÁDIO OLÍMPICO, COLINA DE MONTJUIC


Este é o último dia completo e eu o reservaria para a região de Montjuic. Desçam na estação Barceloneta onde a 1100 metros dela vocês pegarão o teleférico (transbordador aeri) na Torre San Sebastiá. Peguem o teleférico que os levará até o mirante do Hotel Miramar. No meio do caminho ele passa pela Torre Jaume I. No hotel Miramar vocês devem pegar a Av. Miramar que liga o hotel ao Parque Olímpico. Mas no meio do caminho vocês passarão pela estação Parc de Montjuic de onde parte outro teleférico para o Castelo de Montjuic, no ponto mais alto do parque. Subam pelo teleférico para visitar o castelo e depois desçam pelo mesmo teleférico até a estação Parc de Montjuic para continuar o caminho até o Parque Olímpico. Visitem as instalações, principalmente o Estádio Olímpico. Entre o estádio e o complexo aquático se encontra uma passarela que dá acesso ao Palácio Nacional onde termina o passeio.

Vocês podem fechar o dia e a viagem com uma cerveja bem gelada no Poble Espanyol, próximo ao Palácio Nacional e com uma bela foto do Palácio Nacional iluminado à noite, tirada da Praça de Espanha.

 

Confira o calendário para os espetáculos da Fonte Mágica, que acontece em frente ao Palácio Nacional. Se não acontecer no dia que você estiver em Montjuic, coloque no seu roteiro em um dos dias anteriores, de preferência o primeiro. 

 

DIA 6 - FIM DA VIAGEM

 

Para os que partem cedo, não há mais nada a fazer na cidade. Os que partem à tarde ou à noite ainda podem aproveitar a manhã para fazer algum passeio que não deu tempo, como o Parque da Cidadela, ou então repetir um favorito. E volte para casa muito satisfeito e com a certeza de que retornará para Barcelona um dia.  

Matérias Relacionadas