Pontos Turísticos - Monumento à Colombo

Praça Catalunha (Plaça Catalunya)Praça de Espanha (Plaça D'Espanya)Las RamblasTemplo da Sagrada FamíliaCasa BatllóCasa Milá (La Pedrera)Parque Guell (Parc Guell)Bairro GóticoCatedral de Barcelona (Santa Eulália)Basílica de Santa Maria del MarPalácio da Música Catalã (Palau de la Musica Catalana)Grande Teatro do LiceuMercado La Boquería (Mercat La Boquería)Mercado Santa Caterina (Mercat Santa Caterina)Parque da Cidadela (Parc de la Ciutadella)Estádio Camp NouTibidaboMonumento à Colombo (Mirador à Colom)Antigo Porto (Port Vell)Aquário de BarcelonaColina de MontjuicFonte MágicaEstádio Olímpico (Estadi Olimpic Lluís Companys)Montserrat
Monumento à Colombo (Mirador à Colom)

Monumento à Colombo

Foto acima à esquerda: Year of the Dragon. Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

 

     Quem vai à Barcelona pode se perguntar o que um monumento à Cristóvão Colombo está fazendo por lá, e para onde ele está apontando. Os planos de Colombo para descobrir o caminho para as Índias Orientais foi adotado pelos monarcas de Castela, o Rei Fernando e a Rainha Isabel, e o porto de partida de suas viagens era sempre em Huelva, próximo à Sevilha. Então o que Colombo está fazendo aqui? 

 

     Seu dedo aponta para o Sudeste. Traçando uma linha reta vemos que as ilhas italianas da Sardenha e da Sicília estão no caminho, além do Egito. Acredito que a estátua foi construída e apontada para o Oriente, destino principal de Colombo em suas viagens, mas devido à falta de instrumentos na época a indicação para o oriente está um pouco errada. 

 

     Independentemente disto, o monumento foi construído em 1888 para a Exposição Universal, realizada na cidade.

 

     O monumento se encontra no final das ramblas, já bem próximo ao porto. Há um elevador que sobe até os 60 metros de altura na base de Colombo, de onde é possível ter uma belíssima vista da cidade, com destaque a orla de Barcelona e as Ramblas. 

 

Onde: Plaça del Portal de la Pau

Metrô: estação Drassanes, linha L3.

Horário: todos os dias das 10h às 18:30.