Gastronomia


     A Serra Gaúcha se destaca como um grande pólo gastronômico brasileiro. Sua gastronomia tem muita influência européia, principalmente italiana e alemã. Entre galetos, fondues, cafés-coloniais, grelhados, vinhos e as massas em geral a região oferece uma grande variedade de restaurantes que cobram preços muito justos.

 

     As sequências são outras grandes marcas da gastronomia regional. Muitos dos restaurantes cobram preço fixo por um jantar muito bem servido onde são servidos pratos diferentes em uma sequência ditada pela casa, daí o nome. As sequências mais tradicionais são as de fondue, grelhados, galetos e massas.

      

    Já os restaurantes por kilo são conhecidos como "vale quanto pesa". Estão em menor número mas a qualidade da comida é superior aos restaurantes de mesmo estilo das grandes cidades brasileiras.

 

GALETO: é um frango um pouco menor, mais carnudo e com tempero especial. É delicioso. Os restaurantes especializados neste prato servem uma sequência de pratos que complementam o personagem principal. No início é servida uma sopa de cappelletti leve e deliciosa. Na sequência vem 3 tipos de saladas e logo após é servido o galeto. À mesa é servida uma porção de queijo derretido, polenta e dois tipos de massas com 4 molhos à sua escolha. As opções de massas são: spaghetti ou tortelle de abóbora. Os molhos disponíveis: tradicional, 4 queijos, funghi ou tomate seco. 

 

SOPA DE CAPELETTI: este é um dos pratos mais típicos da Serra Gaúcha. Em muitos restaurantes a deliciosa sopa de capeletti é servida como entrada para abrir o apetite. Mas ela tem todas as condições para ser o prato principal.

 

FONDUE: este típico prato suíço pode ser encontrado em muitos restaurantes da cidade. No Rio Grande do Sul o fondue é servido em sequência sendo ela iniciada pelo fondue de queijo, seguido pelo de carne e finalizado com o de chocolate. 

 

CAFÉ-COLONIAL: por mais que você peça para 2 pessoas parece que dá para 10 famintos. Inicialmente é servido um buffet de salgados, pães e frios acompanhados de vinho ou suco de uva caseiro. Quando menos você espera eles retiram os pratos salgados e servem os doces e as geléias. Por isso, deixe para ter esta refeição em um dia que não seja tomado o café-da-manhã e que você não pretenda jantar.

 

VINHOS: tanto nas lojas especializadas quanto nos restaurantes existe uma carta de vinhos imensa. Faz parte da tradição degustar um bom vinho seja durante uma refeição ou seja durante um momento de descontração. Muitos vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, são vendidos em Gramado. Mas os bons restaurantes também fazem questão de oferecer bons chilenos e argentinos. Alguns lugares como o café-colonial servem vinhos de mesa. Recomendo a degustação dos nacionais pois defendo a tese de que quando viajamos temos que experimentar ao máximo os produtos locais. 

 

CHOCOLATES: leia a matéria completa sobre os chocolates de Gramado. 

 

SORVETE DE UVA: as lojas de chocolate da marca Prawer também oferecem uma pequena variedade de sabores de sorvete de massa. Um destes sabores é o de uva. O sorvete é bem concentrado e podemos sentir o sabor da uva de forma arrasadora. Não sei dizer se ele é feito com o suco de uva da região. Mas é imperdível. A loja com melhor localização é a Casa da Velha Bruxa, na Av. Borges de Medeiros 772, ao lado da Rua Coberta, em frente ao Palácio dos Festivais.

 

PINHÃO E COGUMELOS: estas são duas iguarias que não podem faltar nos pratos dos gaúchos. Os pinhões são servidos de diversas formas mas a salada com pinhões é diferente e imperdível. Já os cogumelos em conservas são servidos nas saladas ou em alguns pratos à base de carnes, mas o mais diferente que vi foram os cogumelos assados na brasa. Eles ficam com sabor forte e acompanham muito bem carnes e vinhos tintos secos. 

 

RESTAURANTES EM GRAMADO:

 

GASTHOF EDELWEISS (cozinha alemã)

R. da Carrière, 1119,

Região: Bairro Planalto

(54) 3286-1861

www.restauranteedelweiss.com.br

 

TIO MULLER (cozinha alemã)

R. Emílio Leobet, 1613

Região: Avenida Central

(54) 3286-2899

www.restaurantetiomuller.com.br

 

FRITZ HAUS (cozinha alemã)

Av. Borges de Medeiros, 2875 - sala 10 (cozinha alemã)

Região: Centro

(54) 3036-1510

www.fritzhaus.com.br

 

EL FUEGO (grelhados e fondue)

R. Garibaldi, 20

Região: Centro

(54) 3286-3055

www.elfuego.com.br

 

IL PIACERE (grelhados e massas)

Av. Borges de Medeiros, 1989

Região: Centro, próximo à Rodoviária

(54) 3286-1937

www.ilpiacere.com.br

 

CASA DI PAOLO (Galeto e massas)

R. Garibaldi, 23

Região: Centro

(54) 3286-5080

www.casadipaolo.com.br/2009/main.php

 

CANTINA PASTASCIUTA (massas)

Av. Borges de Medeiros, 2083

Região: Centro, em frente à Rodoviária

(54) 3286-2131

www.pastasciutta.com.br

 

NONNO MIO (galeto, massas e grelhados)

Av. Borges de Medeiros, 2070

Região: Centro

(54) 3286-1252

www.nonnomio.com.br

 

 

Matérias Relacionadas