Chocolates em Gramado


     Para quem gosta de chocolate, Gramado é um verdadeiro paraíso. São mais de 30 marcas com dezenas de lojas espalhadas pela cidade. Entre as principais destacam-se: Planalto, Caracol, Lugano, Prawer e a Florybal. Todas, com lojas bem centrais na Av. Borges de Medeiros e adjacências. Cada uma delas investe fortemente na constante melhoria na qualidade de seus produtos.

 

     A PLANALTO foi fundada em 1977 e possue uma variedade grande de produtos, são bombons, barras de diversos sabores e as famosas ramas. A linha para presentes é bem diversificada atendendo a todos os gostos e bolsos. Seu chocolate é aveludado, levemente adocicado. Não deixe de experimentar o bombom de leite condensado. Na loja localizada na Av. Borges de Medeiros, 2918, existe uma mini- fabrica, onde o turista pode acompanhar o processo de produção de algumas iguarias.

Site: www.chocolateplanalto.com.br

 

     A CARACOL foi fundada em 1982 na cidade de Canela. Seu grande diferencial é a produção do seu próprio chocolate utilizando um rígido sistema para selecionar os melhores grãos de cacau. O resultado é um chocolate de excelente qualidade. A marca Caracol investiu também em algumas atrações para o público. Na estrada Gramado/ Canela no Bairro Carniel é possível visitar " O Reino do Chocolate", trata-se de um castelo onde podemos observar a produção de ramas e conhecer a história do cacau no Brasil e do chocolate desde a civilização asteca. São disponibilizados vídeos, figuras, áudio, galeria de arte em chocolate e até uma pirâmide asteca. No final do percurso existem algumas figuras entelhadas em barras de chocolate como totens astecas. A visita pode ser feita de domingo a sexta das 9h as 19h e aos sábados e feriados da 9h as 20h. O valor do ingresso é de R$ 5,00 e pode ser convertido em chocolates na loja ao lado.

     A marca vende seus produtos em lojas em mais 5 estados além do Rio Grande do Sul, mas acredite, não é a mesma coisa.

Site: www.caracolchocolates.com.br

 

     A LUGANO foi fundada em 1976 com a proposta de oferecer chocolates finos. Hoje é uma chocolatier que oferece produtos de ótima qualidade. Um grande diferencial é a sua linha de produtos "especiais" chocolates dietéticos e sem lactose, com o mesmo sabor do chocolate ao leite. Sua linha de figuras de chocolate é a alegria dos pequenos consumidores.

Site: www.chocolatelugano.com.br

 

     A PRAWER provavelmente é a marca mais antiga dentre os chocolates caseiros. Foi fundada em 1975 por um visionário chamado Jayme Prawer que trouxe a técnica argentina de produção de chocolates para o Brasil. O resultado é um chocolate de sabor único. A fábrica permite visitas, sempre monitoradas. Nelas, o turista será transportado ao passado com exposições dos primeiros maquinários utilizados na produção. Também poderá sentir o aroma do chocolate enquanto ele é trabalhado pelos artesãos. A Prawer conta ainda com uma linha de sorvetes fantástica. O sorvete de uva é arrasador. Em Campos do Jordão a marca fabrica os famosos Chocolates Montanhês.

Site: www.prawer.com.br

 

     A FLORYBAL é a mais nova entre as marcas de chocolate. Com 20 anos de história investe pesado no entreterimento turístico. Possui uma loja temática na Av. das Hortênsias entre Gramado e Canela e um parque temático na Estrada do Caracol, onde podemos patinar e encontrar alguns dinossauros.

Site: www.florybal.com.br

 

Chocolate

Fabricação de chocolate em Ramas. Foto: Fernanda D'Angelo

Matérias Relacionadas