Sobre Caldas Novas


INTRODUÇÃO: Caldas Novas e Rio Quente são duas cidades vizinhas no sul do Estado de Goiás e juntas formam a maior estância hidrotermal do planeta. Ambas vivem basicamente do turismo contam com uma estrutura hoteleira muito forte para comportar a crescente demanda de turistas vindos de todo o país.

 

O AQUECIMENTO DAS ÁGUAS: o que ocorre para que as águas saiam do subsolo com uma temperatura tão alta, que pode variar entre 30 e 50 graus? Não existe mágica, nem mesmo aquecimento artificial. O fato é que a água que precipita das nuvens penetra no subsolo até atingir os lençóis freáticos da região (os aquíferos Paranoá e Araxá) a 1500 metros de profundidade, onde as águas chegam a 75 graus de temperatura, Ao sofrer altas pressões elas retornam à superfície entrando em contato com as rochas, onde são enriquecidas com mineiras, até chegar à superfície com temperaturas entre 35 e 59 graus.

 

As águas termais alcançam a superfície através dos 149 poços oficialmente perfurados para abastecer as piscinas nos inúmeros clubes da cidade. Alguns destes poços se encontram espalhados pela cidade, protegidos por cercas e placas de indicação. Hoje é proibido criar novos poços, pois a vazão das águas chegou a diminuir drasticamente quando não havia controle sobre este extrativismo.

 

O Poço Cozinha Ovos, localizado no Lagoa Quente Thermas, é o grande exemplo de poço que não sofre ação humana.

 

Lagoa -quente _03

Poço Cozinha Ovos. Foto: Rafael D'Angelo. 

 

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: as propriedades terapêuticas das águas termais já foram comprovadas. Sua riqueza em minerais ajudam a reduzir a pressão arterial, a dissolver cálculos renais, ajudam no tratamento de artrite. Se forem ingeridas, estas águas limpam o aparelho digestivo. Por conta disto, muito cuidado. Muitas crianças engolem a água nas piscinas e passam mal, com dores de barriga. Os pais desinformados podem achar que se trata de uma intoxicação. Pode até ser, mas há grandes chances de ser o efeito colateral das propriedades curativas das águas termais. De qualquer forma, procure um médico caso isto ocorra.

 

SERRA DE CALDAS NOVAS: a Serra de Caldas Novas, localizada entre os dois municípios e com pouco mais que 12 mil hectares, é a grande responsável pela captação das águas pluviais (dá chuva) e por isso em 1978 foi criado o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN). Com seu formato circular muito bem caracterizado pela imagem de satélite, a primeira vista dá a impressão de ser um vulcão extinto. Esta teoria já foi levada em consideração no passado, mas foi desmistificada por profissionais que esturaram a geologia da região e confirmaram a teoria de aquecimento das águas acima escrita.

 

Sobre -caldas -novas

Imagem: Google Maps.

 

PISCINAS DOS CLUBES DA CIDADE: os inúmeros clubes da cidade são abastecidos com águas termais que podem chegar até 38 graus. De tempos em tempos as piscinas recebem manutenção quando as águas são trocadas e renovadas. Em um primeiro momento as águas recentemente chegadas à superfície podem atingir os 38 graus. Com o passar dos dias esta água resfria. Isto explica a diferença de temperatura observada nas piscinas de um mesmo clube. De qualquer forma, os clubes sempre mantém 1 ou 2 piscinas sem aquecimento. Em Caldas Novas a temperatura ambiente pode chegar a 35 graus durante o verão. 

Matérias Relacionadas