Caldas Novas - Gastronomia

Empadão Goiano
Empadão Goiano

Empadão Goiano

Quem vai à Caldas Novas percebe que a cidade não é um grande centro gastronômico com restaurantes requintados e luxuosos, que abrigam grandes chefes do mundo Gourmet. Mesmo assim, há uma riqueza regional simplista da cozinha goiana que é facilmente percebida. 

 

Os hotéis e os clubes da cidade oferecem lanchonetes e restaurantes para atender seus usuários. A maioria dos hotéis já vende em seus pacotes a opção com meia-pensão, tirando assim a opção de jantar por conta própria de seus clientes. A comida normalmente é boa, mas repetitiva. Cinco dias de hospedagem jantando no mesmo restaurante do hotel pode ser enjoativo.

 

Há restaurantes por kilo, peixarias, churrascarias e pizzarias no Centro. Para os amantes do Fast Food há também uma pequena praça de alimentação em uma galeria chamda Estação 11, com uma unidade do Spoletto, do Giraffas e da Casa do Pão-de-Queijo. Bem próximo há uma unidade do Bob's.

 

EMPADÃO GOIANO: o grande ícone da gastronomia local é o Empadão Goiano, que de tão grande, dá para 2 pessoas, ou uma pessoa com muita fome. Ele é servido em uma tigela de barro e há vários tipos de recheios e tamanhos, mas o verdadeiro empadão goiano é recheado com frango desfiado, batata, azeitona, pequi, guariroba, linguiça e queijo. A guariroba é um tipo de palmito amargo e o pequi é um fruto, ambos típicos do cerrado.

 

Há recheios tradicionais como frango com catupiry, palmito, carne seca com mandioca, camarão, e outros.

 

O melhor lugar para provar esta delícia é o Empadão da Tânia. Há duas unidades, próximas uma da outra. A principal se encontra na Rua Antônio de Coelho Godoy, 58, no Centro. Funciona das 11 da manhã até a meia-noite. 

 

Peça pelo Verdadeiro Empadão Goiano, que custa R$ 22,00. Outra opção deliciosa é o empadão de camarão. As 17 opções do cardápio não são vendidas todos os dias. 

 

MANÉ PELADO: o nome pode espantar, mas este doce tão tradicional na cidade nada mais é do que um bolo simples feito à base de mandioca, coco ralado e queijo. Por mais simples que seja, é uma delícia. No casarão dos Gonzaga um pedaço custa R$ 2,00.

 

Gastronomia _02

Mané Pelado. Foto: Rafael D'Angelo.

 

CHICA MALUCA (ou CHICA DOIDA): por trás de uma lenda, ou uma história verdadeira, nasceu a Chica Maluca (ou Chica Doida), uma mistura com milho-verde, queijo meia-cura, jiló, bacon, linguiça e manteiga. 

 

SORVETES: poderíamos muito bem chamá-los de sorvetes esquisitos. A tradição dos sorvetes em Caldas Novas está em servir os sorvetes em diferentes formatos. Portanto não estranhe se você ouvir falar da Feijoada de Sorvete ou do Spaghetti de sorvete, ou ainda o Ovo Frito de sorvete e o sorvete assado.

 

Na verdade o sorvete em sí é o sorvete de massa comum. A grande diferença está no formato no qual ele é servido. Por exemplo, o Spaghetti de sorvete é feito à base de sorvete de creme, que é introduzido na máquina de fazer spaghetti e sai com o formato de tal, coberto com calda de morango, que dá o efeito do molho, e coco ralado, que dá o efeito do queijo ralado. 

 

Onde comer: a sorveteria Kaeli serve estes criativos e esquisitos sorvetes. Há 3 unidades na cidade. A mais central se encontra ao lado do Shopping Tropical. 

 

Gastronomia _04

Feijoada de sorvete. Foto: Rafael D'Angelo.

 

DOCES CASEIROS: apesar de serem encontrados em todo país, são tradicionais na cidade então não podem ficar de fora da lista. Os doces caseiros são vendidos em compotas de vários tamanhos com inúmeros recheios que vão desde doces de leite até doces de tamarindo. São tantos que vale à pena fazer a degustação antes de comprá-los. 

 

As duas maiores concorrentes na cidade são a Dona Ana e a Dona Maria.

 

DONA ANA: Av. Santo Amaro, quadra 9, próximo ao Portal das Águas.

DONA MARIA: R. Orozimbo Correita Neto, 198, no Centro. 

 

CACHAÇAS:  não poderia faltar a brasileiríssima cachaça no portfólio da gastronomia tradicional de Caldas Novas. A Cachaçaria Vale das Águas Quentes produz as melhores e já recebeu prêmios até na França. 

 

Não sou um bom conhecedor de cachaça, mas a cachaçaria está sempre cheia, vendendo difersos tipos de cachaças e licores, além de doces como a geléia de caipirinha. Vale à pena a visita para quem aprecia.

 

A Cachaçaria Vale das Águas Quentes (www.cvaq.com.br) se encontra na Av. Cel. Bento de Godoy, 2000, próximo à rodoviária. 

 

Cachacaria 01

Foto: Rafael D'Angelo.