Pontos Turisticos - Trekking no Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito MorenoGlaciar Perito MorenoPasseio de barco pelo Lago ArgentinoTrekking no Glaciar Perito MorenoLago NimezEstancia La UsinaTorres del PaineTorres del PaineCerro Fitz RoyCerro Fitz RoyGlaciarium (Bar de Gelo)
Trekking no Glaciar Perito Moreno

Trekking no Glaciar Perito Moreno

     Uma das experiências turísticas mais interessantes na vida de uma pessoa é o trekking no Glaciar Perito Moreno. Há exigência de um certo esforço físico para subir e descer este bloco de gelo milenar que apresenta uma superfície extremamente irregular. Parece que estamos caminhando sobre as ondas do mar só que ao invés de prancha utilizamos os grampones, um tipo de calçado pesado com cravos de metal na sola que evita deslizes durante a caminhada e nos mantém firmes no gelo.

 

  Existem dois passeios, um mais curto chamado Mini Trekking com duração aproximada de 2 horas a partir da travessia de barco e outro chamado Big Ice com duração aproximada de 4 horas com direito a Pic-Nic no gelo. A primeira opção é menos pesada. Há restrições quanto aos participantes: somente é permitido pessoas entre 10 e 65 anos, que calcem no mínimo o número 33 e que tenham peso mínimo de 28 kg.

 

Trekking 02

Foto: Ricardo Magnet. 


     Fizemos o Minitrekking, que se inicia a partir do Puerto Bajo, com uma travessia de 15 minutos de barco pelo Braço Rico, em frente a face sul do glaciar. Ao atracar do outro lado do lago fazemos uma pequena caminhada pelo chão de terra cinza até chegar próximo do início do trekking no gelo. Neste ponto os dois guias que nos acompanham solicitam que todos coloquem os grampones nos pés enquanto que um deles dá uma explanação sobre o glaciar e o passeio. A caminhada exige um certo esforoço físico e não a recomendamos para as pessoas que tenham problemas físicos.

 

     Os guias são muito atenciosos e o grupo com aproximadamente 40 pessoas até que aguenta bem o rítmo e permanece compacto. Caso haja alguém que não consiga acompanhar os mais apressados um dos guias fica para trás e acompanha o grupo dos mais lentos. O trecho de caminhada sobre o glaciar Perito Moreno dura aproximadamente 1 hora.  No final do passeio somos presenteados com uma dose de whisky on the rock feito com gelo do glaciar acompanhado de alfajores. 

 

Informação importante:  recomendamos levar protetor solar, usar calças compridas, luvas, óculos de sol e jaquetas que protejam o corpo do frio. Se preferir, alugue roupas adequadas em lojas da cidade.

 

Trekking 03

Colocando os grampones. Fotos: Ricardo Magnet