Pontos Turisticos - Cerro Fitz Roy

Glaciar Perito MorenoGlaciar Perito MorenoPasseio de barco pelo Lago ArgentinoTrekking no Glaciar Perito MorenoLago NimezEstancia La UsinaTorres del PaineTorres del PaineCerro Fitz RoyCerro Fitz RoyGlaciarium (Bar de Gelo)
Cerro Fitz Roy
Cerro Fitz Roy

Cerro Fitz Roy

     Conhecida como Capital Nacional do Trekking a pequena El Chaltén é o ponto de partida para diversas trilhas ao pé da Cordilheira dos Andes ainda dentro do Parque Nacional Los Glaciares. A mais procurada é a belíssima trilha que leva ao Cerro Fitz Roy, a 3.359 metros de altitude.

 

     Os senderos, como são chamadas as trilhas, são autoguiados e apresentam ótimo estado de conservação. As placas e pequenos tocos de madeira pintados de amarelo indicam que você está na trilha. Na sede do parque nacional localizada antes da ponte que dá acesso à cidade você pode se informar sobre as trilhas e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. É importantíssimo analisar as suas condições físicas pois muitas delas apresentam alto nível de dificuldade. Veja também o tempo necessário para percorrê-las ida e volta.

 

    Relação de trilhas (senderos) mapeadas e apresentadas na sede do Parque Nacional Los Glaciares: 

- Chorrillo del Salto: 2 horas ida e volta

- Laguna Capri: 4 horas ida e volta

- Rio Blanco: 6 horas ida e volta

- Laguna Torre: 6 horas ida e volta

- Laguna de los Tres: 8 horas ida e volta

- Glaciar Piedras Blancas: 8 horas ida e volta

- Piedras del Fraile: 16 horas ida e volta

- Laguna del Desierto: dá para ir de veículo 4x4 ou bicicleta o que pode diferenciar o tempo de viagem nos 37 km desta trilha. 

 

     Fizemos o sendero que leva até a Laguna Capri onde já se pode obter uma bela vista do Fitz Roy a 8 km de distância em linha reta. Essa trilha leva em média 4 horas para ida e volta considerando um ritmo razoável. Logo após o início da trilha existe uma subida muito íngreme e cansativa o que faz com que a ida seja mais demorada que a volta.

 

     Vista roupas adequadas para fazer esta trilha. Não deixe de usar tênis confortável, calça, jaqueta corta-vento, luvas, gorro, protetor solar e óculos escuro. Leve seu próprio alimento e água.

 

Fitzroy 04

Início da trilha Sendero al Fitz Roy. Foto: Ricardo Magnet.

 

     No final tínhamos um tempo sobrando e percorremos o sendero que leva ao Mirador de los Condores com 1 km de extensão e se encontra próximo à sede do Parquen Nacional Los Glaciares. A vista ao chegar ao mirador (mirante) é belíssima com a cidade em primeiro plano e o Cerro Fitz Roy majestosamente ao fundo. 

 

     Prefira fazer o passeio por conta própria pois as agências de turismo oferecem passeios mais limitados de um dia a partir de El Calafate. Compre as passagens na rodoviária de El Calafate. São 3 empresas que operam o trajeto entre El Calafate e El Chaltén regularmente. A passagem ida e volta custou 220 pesos. O primeiro ônibus do dia sai às 8h e o último ônibus de retorno sai de El Chaltén às 18:30h. O trajeto entre as duas cidades dura 3 horas aproximadamente.

 

Fitzroy 01

Foto: Ricardo Magnet.