Topo _gastronomia

 

 

     Quem vai a El Calafate encontrará dois personagens principais na gastronomia local: a fruta calafate, com a qual se faz deliciosos doces, e o Cordeiro Patagônico. No mais, pratos como fondue, carnes e massas são os mais oferecidos nos restaurantes da cidade. 

 

Calafate: é obrigatório provar a fruta que dá o nome à cidade, o Calafate, uma pequena fruta silvestre muito parecida tanto na aparência como no sabor com a amora e outras frutas silvestres vermelhas. Sua colheita ocorrem em fevereiro e é feita apenas por moradores locais. Não existem plantações particulares. Os arbustos que dão origem ao fruto se encontram por toda parte.

 

     As receitas mais oferecidas são os doces, sejam geléias, sorvetes, alfajores ou tantas outras variedades. É talvez o mais autêntico ícone da gastronomia local.

 

 

Doces

Geléias de calafate. Foto: Elexina D'Angelo.

 

 

Cordeiro Patagônico: ao caminhar pela cidade o visitante perceberá que o Cordeiro Patagônico chama atenção nas vitrines de muitos restaurantes. Sua carne é muito saborosa e intensa e acompanha muito bem um bom vinho malbec argentino. 

 

     Nas estâncias rurais da cidade o Cordeiro Patagônico é servido no menu principal e serve de isca para atrair os visitantes de El Calafate. Na Estância La Usina fomos informados que nos restaurantes da cidade o Cordeiro Patagônico não é assado da maneira correta e somente nas estâncias o visitante pode saborear os melhores pratos feitos com esta carne. 

 

 

Cordeiro

Vitrine em restaurante. Foto: Elexina D'Angelo.

 

 

Chocolates: existem várias lojas e marcas de chocolates na cidade e a que merece destaque é a Ovejitas. A fábrica se encontra a mil metros do Cassino onde pode se fazer uma visita e depois se deliciar na loja com chocolate de primeiríssima qualidade. Além dos chocolates pode se degustar os deliciosos sorvetes de massa e os clássicos alfajores. A dica é experimentar o sorvete de calafate, o alfajor com recheio de calafate e o chocolate recheado com calafate.

 

 

Ovejitas

Foto: Loja de chocolates Ovejitas. Foto: Ricardo Magnet.

 

 

Cerveja Sholken: a cerveja Sholken foi criada há poucos anos por moradores locais em El Calafate e podem ser encontradas em vários estabelecimentos comerciais da cidade. Existe a cervejaria própria localizada na avenida princial (a Libertador Gral. San Martin) no número 1630 onde funciona um pequeno restaurante. São servidos os 3 tipos de cerveja, Rubia, Roja e Negra. Soubemos que estão tentando acertar a receita de uma cerveja feita com a fruta de Calafate. Não sabemos se o experimento deu certo e se já estão a servindo. Peça um petisco ou um fondue para acompanhar sua cerveja. 

 

 

Cerveja

Cerveja Sholken. Foto: Ricardo Magnet.

 

 

Viva la Pepa: um ótimo local para degustar deliciosos crepes e pizzas. Os crepes são o ponto forte da casa e são servidos em porções bem generosas para repor as calorias perdidas durante o dia. Os donos são muito simpáticos.

Localizado no início da avenida del Libertador próximo a Iglesia.

 

Matérias Relacionadas